O Google e as empresas financeiras Nubank e Mercado Pago anunciaram nesta quarta-feira a criação de uma associação com mais cinco fintechs para promover a digitalização da economia no Brasil e promover inovação no sistema financeiro. A entidade, chamada de Zetta, tem a participação ainda de Creditas, Banco Inter, Grupo Movile, Hash e Iugu.
O grupo de empresas quer, entre outros objetivos, aumentar os índices de bancarização dos brasileiros e fomentar o empreendedorismo. A nota conjunta emitida pelas empresas de tecnologia diz que as companhias “planejam expandir os conceitos do mercado para potencializar ainda mais o impacto positivo que têm trazido à vida das pessoas”.
A associação divulgou também nesta quarta seu primeiro estudo, sobre o impacto da inovação no Brasil em meio às quarentenas impostas para combater a pandemia do coronavírus.
Segundo as empresas associadas à Zetta, o total de clientes com cartão de crédito ativo aumentou 29% entre fevereiro e novembro de 2020. O levantamento diz que usuários de todas as faixas de renda passaram a realizar mais compras parceladas no cartão de crédito.
O levantamento também verificou alta na busca por termos relacionados a serviços digitais, como cartão de crédito e abertura de conta digital neste cenário.
“A Zetta é um fórum para debates de inovação e modernização do setor”, disse em nota o presidente da associação e diretor de Relações Institucionais do Nubank, Bruno Magrani. As empresas associadas, no entanto, não especificaram que medidas a associação vai tomar para atingir seus objetivos.
"A Zetta alia inteligência de mercado ao conhecimento técnico e dinamismo, vislumbrando empoderar milhões de brasileiros para que tenham acesso aos serviços financeiros digitais ou possam ainda empreender e manter seus negócios em funcionamento com a ajuda da tecnologia”, disse François Martins, diretor de Relações Governamentais do Mercado Pago, também por meio de nota.