A Covid-19 é a maior crise sanitária e hospitalar que o Brasil já enfrentou. Além disso, hoje o país enfrenta o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história. Claro, se sabe que essa situação de crise não é exclusivamente sanitária. A pandemia que vivemos atualmente está transformando a sociedade, e os negócios de maneira geral.
Sabemos que alguns negócios têm sofrido muito com a pandemia, e que outros ficaram extremamente demandados e alavancados. Mas independentemente de qual lado a empresa se encontra, o momento exige mudanças.
Empresas cujo setor e/ou modelo de negócio foram afetados negativamente, como: eventos, bares e restaurantes, estão precisando de reinvenção. E empresas que aceleraram como: tecnologia, saúde e logística, estão precisando de adaptação.
O que é comum a todas as empresas, para manter a saúde em tempos difíceis como estes, é a necessidade de conhecer seu mercado e cliente, atuando com diferenciais que se adaptem à ponta.
Investimento em tecnologia, boas práticas de gestão de pessoas, boa administração de recursos e proximidade do cliente são essenciais. Porque se por um lado a necessidade é de blindar caixa e se reerguer, por outro é estar à frente da concorrência e fazer altos investimentos.
As grandes crises também causaram ao longo da história, grandes transformações. E esta não é diferente. Para que a economia seja preservada, negócios e empregos mantidos, as empresas têm muito dever de casa. E certamente num futuro próximo, será possível enxergarmos as grandes mudanças através das empresas que conseguiram se manter saudáveis apesar dos desafios do cenário.