José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lista de Colunas

Em resposta a agressões, Nordeste dá a Lula uma grande aprovação

Mais uma pesquisa do Instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira, dá ao Presidente Lula, na verificação nacional, a confortável marca de 60% de aprovação ao seu trabalho

 Mais uma pesquisa do Instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira, dá ao Presidente Lula, na verificação nacional, a confortável marca de 60% de aprovação ao seu trabalho na direção do país, mas quando a amostragem é aplicada no Nordeste, os números são ainda mais extraordinários. São 72% os eleitores da região que dizem aprovar a maneira como Lula, no seu terceiro mandato, está governando a nação. 

Esses dados vêm logo na esteira de manifestações xenofóbicas desferidas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que proclamou a necessidade de criação de uma frente formada pelos Estados do Sudeste e do Sul, estruturadas num consórcio, para enfrentar o Nordeste, e ainda classificou os nordestinos como “vaquinhas improdutivas”.  

As atitudes do governador Zema na verdade apenas ecoam as agressões com que o ex-presidente Bolsonaro tratava o Nordeste e sua gente, classificando-os como “analfabetos”, “cabeças chatas”, “paus de arara”, “paraíbas”, “preguiçosos”. Numa live, enquanto presidente, chegou a dizer que mulher no Nordeste não trabalhava, porque preferia o bolsa-família. E foi além:” “Você vê meninas no Nordeste. Bate a mão na barriga grávida, fala que tem o auxílio natalidade- “esse aqui vai ser uma máquina de lavar”. E não querem trabalhar.” 

Ao contrário desse desapreço, preconceito e xenofobia que Zema e Bolsonaro manifestam, Luiz Inácio Lula da Silva demonstra possuir uma profunda identificação com os nordestinos, compreendendo suas dificuldades, trabalhando para minimizá-las, mas especialmente reconhecendo a capacidade de trabalho desse povo, seu gigantesco empenho de superação, fazendo melhorar as condições de vida das pessoas e elevando sua autoestima.  

Com Lula, os nordestinos demonstram sentir-se bem mais empoderados. E a região segue dando exemplos de superação e crescimento, a despeito de ainda ostentar níveis muito baixos de desenvolvimento em vários segmentos. Mas é o Nordeste que vem apresentando o melhor crescimento do PIB nacional, é a região que mais avança no terreno da geração de energias renováveis, com destaque formidável em fontes Solar e Eólica, e em franca caminhada para ser modelo no Brasil na obtenção do hidrogênio verde, sendo também a região que mais tem avançado para melhorar os indicadores de educação. Além de ser a região mais atraente para o turismo, por suas imensas belezas e estrutura em todos os seus 9 Estados.  

A pesquisa Quaest de hoje aponta que, no contexto nacional, a aprovação a Lula cresceu 4 pontos, relativamente à última amostragem, feita em junho, subindo de 56% para 60%. No Nordeste, subiu mais um ponto, de 71% para 72%.  

Mas o que chama bastante atenção é o fato de que o crescimento nacional se deu graças ao Sul e ao Sudeste. No território que Zema tão bem representa e em cuja região acumula força e empáfia para falar mal dos nordestinos, o Presidente Lula viu aumentada a sua aprovação, na comparação com junho, subindo  de 51% para 55%. E no Sul a elevação  foi muito maior: saiu de 48% para 59%. 

Isso serve como recado: o povo, nem mesmo o povo das regiões sudeste e sul, aguenta conviver com mentira, com pregação de desunião e ódio, com arrogância, preconceito e a clássica xenofobia, que são elementos de que a direita e a extrema direita se valem para tentar convencer os tolos. Só os tolos, talvez, estejam sujeitos ao convencimento por esses métodos. Fica aí a lição.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES