José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lista de Colunas

Escola Augustinho Brandão, no tempo integral, é uma das 10 melhores do Brasil

A escola está situada na pequena Cocal dos Alves, município de 6 mil habitantes que fica a 280 quilômetros da capital Teresina

No levantamento realizado pelo Instituto Sonho Grande (ISG), em parceria com Instituto Natura, que analisou o desempenho das Escolas de Tempo Integral na diminuição da evasão escolar no Ensino Médio brasileiro, constatou-se que no Piauí esse novo modelo educacional contribuiu para que o abandono dos alunos ao curso alcançasse, em 2023, uma redução de 19% em comparação com as escolas regulares.

piauí em destaque

O principal destaque ficou com a CETI Augustinho Brandão, que teve a maior nota do estado (IDEB 7,0) e está entre as 10 maiores do país. A escola está situada na pequena Cocal dos Alves, município de 6 mil habitantes que fica a 280 quilômetros da capital Teresina. No total, foram avaliadas 329 escolas , sendo 78 delas ETIs (Escolas de Tempo Integral) e as demais escolas regulares. 

As estimativas incluem apenas aquelas com informações devidamente divulgadas e com uma taxa de participação no SAEB acima de 80%. As análises consideraram escolas propedêuticas localizadas em zonas urbanas da rede estadual, onde as escolas de Ensino em Tempo Integral devem oferecer ao menos uma turma da última série do Ensino Médio com uma carga horária superior a 420 minutos diários, conforme o Censo Escolar 2023 do INEP.

investimento no protagonismo juvenil 

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em mais de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando cerca de 1,1 milhão de estudantes.

A Escola Augustinho Brandão, embora localizada numa pequena cidade de 6 mil moradores no interior do Estado do Piauí, ostenta notoriedade nacional pelos excelentes resultados que o seu padrão de ensino tem alcançado. Ela acumula mais de 130 medalhas conquistadas em competições estudantis desde 2006, ano em que seus alunos, levados pelo professor Antônio Amaral, começaram a participar de Olimpíadas Nacionais de Matemática e Química e prêmios de astronáutica, astronomia e física.

ensino médido integral

A escola carrega a façanha de aprovar, seguidamente, todos os seus alunos que participam de exames vestibulares. A Escola Augustinho Brandão é uma das primeiras escolas de Tempo Integral do Piauí. Desde 2013 seus pouco mais de 400 alunos ingressam nessa unidade de ensino nas primeiras horas da manhã e só voltam para casa no final do dia. Têm, portanto, todo tempo dedicado ao estudo, às descobertas, à preparação para os mais variados enfrentamentos da vida. E, como consequência, vêm fazendo isso com absoluto êxito.

Embora tenha sido emancipada só em 27 de dezembro de 1995, tendo, portanto, menos de 30 anos como cidade, Cocal dos Alves se transformou e melhorou graças à educação. Hoje, são vários os ex-alunos que se dedicam a manter a Escola Augustinho Brandão com o mesmo padrão que os fez vitoriosos. É com orgulho que eles lembram que das mais de 100 medalhas de ouro conquistadas pelo Piauí em importantes olimpíadas nacionais, metade delas, ao menos, ficaram com competidores de Cocal dos Alves. Hoje, diversos serviços públicos essenciais da cidade, da medicina, enfermagem, educação, gestão pública, são dirigidos por ex-alunos da Augustinho. Isso transforma a comunidade num ambiente de puro orgulho. Mas, do mesmo modo, de comprometimento com o futuro, para que continuem acertando.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES