José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lista de Colunas

Prêmio Inclusão Social, uma janela de grandes projetos e notável solidariedade

Esse prêmio permite que veículos de mídia cumpram um papel pouco presenciado em território nacional, que é o de desenvolver uma tarefa social

O Prêmio Piauí de Inclusão Social, criado e desenvolvido pelo Grupo Meio (ex-Meio Norte), chega ao seu 19º ano de realização, marcado pelo reconhecido mérito de colocar em evidência iniciativas empresariais, pessoais e coletivas que sejam caracterizadas pela geração de emprego, pelo crescimento da renda, pela inclusão de pessoas em padrões mais elevados e pelo exercício comum de cooperação e solidariedade entre diferentes.

Tem sido, nessas duas décadas, uma porta de entrada para notáveis iniciativas, para projetos ousados e para ações pessoais transformadoras, revelando uma população piauiense ousada e determinada a ultrapassar barreiras, vencendo etapas expressivas de avanços e tirando o Piauí do velho e surrado discurso de pobreza e de indicadores econômicos e sociais de baixo nível, como, aliás, ostentou no passado.

Trata-se de um exemplo de proposta, levada a cabo por meio de comunicação, que é inovadora no país, pois não se vê em nenhuma outra parte do Brasil uma iniciativa tão abrangente e tão duradoura quanto a Inclusão Social. Esse prêmio permite que veículos de mídia cumpram um papel pouco presenciado em território nacional, que é o de desenvolver uma tarefa social, saindo do seu dever institucional de informar, com independência e responsabilidade, para colocar-se ao lado dos cidadãos, acolhendo as suas ideais e práticas no seu dia-a-dia em sociedade.

Ao trazer para os seus espaços de televisão, jornal, portal de internet, rádios e mídias sociais grandes reportagens sobre cada caso de trabalho acolhido (o que é feito todas as quintas-feiras, durante seis meses do ano),o projeto não apenas permite mostrar essas realizações, possibilitando que se conheça seus realizadores, mas exerce, ao mesmo tempo, o papel pedagógico de motivar outras pessoas, empresas e organizações a se encorajarem no impulso de outras novas atitudes inclusivas.

Carrega, por outro lado, outro ponto interessante. O de trazer para o seu exercício a parceria do poder público, pois ao longo desses 19 anos o Prêmio Piauí de Inclusão Social conta com o patrocínio do Governo do Estado, uma decisão celebrada no ano de 2005, quando o hoje ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, era o governador do Piauí no primeiro de seus quatro mandatos estaduais.

Uma parceria que se mantém no acolhimento que faz o jovem governante Rafael Fonteles, no seu entendimento de que desenvolvimento se realiza sobretudo pela união e participação das pessoas.

Testemunho de perto todo esse êxito do Prêmio Piauí de Inclusão Social- desde o seu nascimento-, e posso assegurar que se trata, de fato, de uma iniciativa transformadora, portanto, merecedora de vida longa. Esse é um mérito que, por dever de justiça, marca dezenas de profissionais do Grupo Meio, e rotula  de maneira ampla o espírito motivador da família Guimarães na condução democrática e solidária desse Sistema de Comunicação que tanto cresce em benefício do Norte e Nordeste.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES