A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira (28) o cancelamento do “Bloco da Preta” que ocorre tradicionalmente no Carnaval da capital fluminense. Em 2025, o bloco liderado pela cantora Preta Gil completaria 16 anos de história, sendo um dos mais aguardados do período carnavalesco.

A Riotur lamentou o cancelamento do desfile, mas destacou que ele retorna em 2026. Esse ano o carnaval de rua do Rio de Janeiro terá 482 blocos e espera receber 6 milhões de foliões. Além de Preta, a cantora Lexa também precisou cancelar seu tradicional bloco de carnaval.
“Preta, vamos todos sentir sua falta nesse carnaval, mas não se avexe não: 2026 é logo ali e em breve vamos te dar aquele abraço!”, escreveram.
Nos comentários, a filha de Gilberto Gil reagiu à publicação. “Até 2026!!! Um lindo carnaval pra vocês”, escreveu a artista.
INTERNADA
Preta Gil está internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde dezembro do ano passado, após passar por uma longa cirurgia para remoção de tumores no intestino. A cantora, que estava afastada das redes sociais, fez uma aparição em vídeo no domingo (26) para atualizar seu estado de saúde. Ela explicou que, após o procedimento, precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva.
A colostomia definitiva é necessária quando um paciente tem uma doença no reto ou no ânus que exige a remoção cirúrgica dessas áreas. Nesse caso, a eliminação das fezes passa a ser feita através de uma bolsa, que será utilizada pelo paciente por toda a sua vida.