Por Sávia Barreto
A política é feita por pessoas. E quando se trata do grupo que disputou a eleição em oposição a Dr.Pessoa e que hoje não se coloca mais dessa forma, a explicação é simples para que ajam como “neutros”: estão abandonados num barco à deriva. A derrota dos tucanos fez com que o ex-prefeito Firmino Filho e sua antiga cúpula refluísse totalmente, abdicando até mesmo de se defenderem de duras denúncias encampadas diariamente por Robert Rios. Abriram mão de ocupar seu espaço no debate público.
Pegando a boia
E só quem tem se dispôs a jogar a boia para dar um rumo a esse grupo, foi justo o ex-adversário, agora capitão do barco, Dr.Pessoa, com ajuda do experiente marujo Jeová Alencar - que sabe bem o estrago que uma Câmara de oposição pode fazer a uma gestão. Morrer afogado ou dar as mãos a quem estende uma corda?
Ciuminho
Vereadores ouvidos pela coluna ficaram satisfeitos com a reunião com Dr.Pessoa. A orientação foi a de receber bem os vereadores nas secretarias, independente de partido, executando também as emendas de todos. Mas, claro, também teve um certo “ciuminho” dos vereadores da base com o fato de Dr.Pessoa tratar todos - base, oposição e neutros - de forma igual. Pelo menos durante a reunião.