Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) apresentou à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o problema da inoperância de metade das estações climatológicas automáticas do Piauí. Das 30 existentes no Estado, 15 não estão funcionando.
A audiência aconteceu de forma virtual e também contou com a participação do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Miguel Ivan Lacerda. A situação impede a geração de dados sobre chuvas, ventos, umidade, temperatura e pressão, afetando diversas áreas.
"A agricultura é bastante prejudicada, além das Defesas Civis que precisam dessas informações tanto para atuar em casos de alagamentos como também em incêndios", informou o parlamentar. A reunião foi marcada após o pesquisador e professor da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, apresentar uma denúncia oficial ao deputado.
"Esse problema se arrasta há anos e é resultado da falta de manuntenção em equipamentos, panes elétricas e outros fatores. Sem as informações reais, os computadores generalizam dados prejudicando também o sistema de previsão do tempo. Então, o problema vai mais longe porque teremos, por exemplo, previsões falhas de estiagem em regiões produtivas e isso afeta investimentos nas regiões", detalhou.
A ministra Tereza Cristina afirmou já ter conhecimento da situação e disse que esse não é um problema isolado do Piauí, mas sugeriu um convênio entre Governo Federal e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para solucionar a situação. "Após firmamos o convênio viabilizamos a forma de enviar os recursos para esse serviço de manuntenção", disse.
O diretor do Inmet, Miguel Lacerda, também anunciou o envio imediato de baterias para recuperar imediatamente o funcionamento de cinco estações. "Podemos capacitar profissionais da Uespi aqui no órgão para que eles realizem esse trabalho e em breve estaremos recuperando todas as estações", acrescentou.
A partir de agora, o deputado Fábio Abreu e o professor Werton Costa vão oficializar junto à Uespi a proposta de convênio.