Por Sávia Barreto
A coluna traz uma avaliação de bastidores de candidatos e líderes partidários sobre o cenário mais provável no pleito deste ano a respeito da nova composição da Assembleia Legislativa do Piauí.
Em uma eventual vitória de Sílvio Mendes, o candidato do União Brasil teria ao seu lado como aliado de primeira hora, a bancada do Progressistas. Ele precisaria compor com outros partidos, como MDB, Republicanos e Solidariedade para ter governabilidade. Já numa vitória de Rafael Fonteles, o candidato petista já iniciaria o mandato uma base aliada ampla.
Na Assembleia Legislativa do Piauí, 13 dos 30 parlamentares mudaram de partido na última janela partidária. O cenário contribuiu para uma redução de 14 para 6 partidos representados na Casa, ou seja, 57%, se comparado o resultado das eleições de 2018 ao momento atual. Essa diminuição teve forte influência de reformas eleitorais, mas também de falecimento e reviravoltas políticas. O cenário a partir de 2023 deve se manter com cinco, no máximo seis partidos elegendo representantes.
Confira:
Novo cenário provável na composição da Assembleia Legislativa do Piauí:
- PT e federação- 11 deputados
- MDB- 10 deputados
- Progressistas- 6 deputados
- Republicanos- 2 deputados
- SDD- 2 deputados
* Ou uma vaga disputada: um deputado (a) do PL ou o sexto do Progressistas