Por Sávia Barreto
Duas fontes distintas confirmam: um interlocutor do prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB) teria buscado o PDT nacional para sondar a possibilidade de migrar para o partido, tendo o comando total da sigla no Piauí. Na avaliação de políticos ouvidos pela coluna, esse movimento é tido como um passo para Pessoa se credenciar a uma disputa ao Palácio de Karnak em 2022 como terceira via.
Terceira via
Pessoa não teria por que buscar uma nova sigla agora se não fosse para construir um projeto eleitoral alternativo ao que se desenha no momento. Até agora, o prefeito não se vinculou - nem atacou - Ciro Nogueira ou Wellington Dias. Esse é mais um fato que confirma a informação obtida pela coluna de que Dr.Pessoa já estaria sendo incentivado por alguns grupos do Palácio da Cidade a sair em campanha no ano que vem.
Ou seja, como o prefeito precisa de ajuda federal e estadual para apresentar uma administração positiva na capital, não deve criar inimigos nesse momento. Mas, por outro lado, também não pode se vincular demais a nenhum dos eventuais opositores em 2022.
Conjecturas a mil
A avaliação feita nos corredores do Palácio da Cidade é a de que haverá segundo turno no pleito de 2022 e ele terá um candidato de esquerda versus um de direita, sendo o Progressistas o representante dessa última corrente ideológica. Por isso, seria natural que Pessoa migrasse para o PDT, sigla de esquerda. Por acreditar no desgaste do PT no Piauí, há quem esteja próximo ao prefeito e aposte que Pessoa consiga capturar o eleitorado que votou em Wellington nas últimas quatro eleições vitoriosas do petista. Esse leque de alianças contaria com partidos da base de Dias, como o PSD na vice, por exemplo.