Por Arimatéa Carvalho
O jornalista Amadeu Campos competiu na 15ª Maratona dos Cadeirantes, disputada no aniversário de Teresina no bairro Planalto Uruguai, zona Leste d acapital. Ele destacou a importância de promover eventos que integrem os cadeirantes e dêem visibilidade às pessoas com locomoção comprometida. Amadeu participou de uma das baterias da modalidade com cadeiras manuais.
A Maratona teve as modalidades paraplegia, tetraplegia e paralisia infantil, nas categorias masculino e feminino, com cadeiras de rodas manuais e motorizadas.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) se responsabilizou pela premiação dos vencedores. Seis pessoas conquistaram o primeiro lugar e cada uma delas ganhou R$ 500. Outras quatro pessoas que terminaram o percurso em segundo lugar ficaram com ventiladores.
O secretário estadual da Semel, Eduardo Draga Alana, afirmou que o esporte precisa contemplar toda a população, inclusive cadeirantes e outras pessoas com deficiência (PCDs). "O esporte tem de ser inclusivo e nossa gestão aposta nisso", comentou ao blog.
Amadeu vai encampar a causa dos cadeirantes em sua campanha no próximo ano para deputado estadual, entre outras bandeiras relevantes e projetos concretos para o Piauí. Ele ainda não anunciou o partido pelo qual vai disputar, mas se especula que seja o MDB.
Os secretários Alan Cavalcante (Semcaspi), Gilberto Albuquerque (Fundação Municipal de Saúde) e Draga Alana (Semel) foram ao evento no Planalto Uruguai.