Por Sávia Barreto
Na cidade de União, assim como em muitos municípios piauienses, a disputa eleitoral se ensaia em três vias. Um dos candidatos é o atual prefeito, Paulo Henrique, do PSD, que disputa a reeleição, apoiado pelos deputados Georgiano Neto e Júlio César. Há também o Dr. Ricardo, do MDB, apoiado pelo deputado Themistocles Sampaio.
TERCEIRA VIA
E a novidade é Neerias Cavalcante, por enquanto no Republicanos, apoiado pelos comerciantes e evangélicos da cidade. “Acreditamos no trabalho e desenvolvimento da sociedade pelas pessoas que aqui vivem”, pontuou Neerias ao lançar seu nome. A disputa promete ser acirrada.
ALGO DE NOVO
Em cidades pequenas do Piauí, as disputas nas urnas seguem entre opostos, geralmente duas chapas divididas por rivalidades políticas de cunho familiar histórico. Mas, seja pela popularização das redes sociais para impulsionar novos rostos, seja pela ascensão políticas de grupos como os evangélicos, existe uma onda crescente de candidatos que incorporam a “terceira via” nas dinâmicas locais. Há de se aguardar se o fenômeno irá se consolidar ou é apenas fogo de palha e ainda se de repetir-se no plano nacional, ainda marcado pela forte polarização ideológica entre esquerda e direita.