Por Arimatéa Carvalho
O bandeirão do Brasil que se tornou a grande marca da campanha à Presidência de Lula em todo o país foi um presente do governador eleito Rafael Fonteles (PT) ao ex-presidente.
No dia da convenção que confirmou Rafael Fonteles como candidato ao Governo do Piauí pelo PT, no Atlantic City, um bandeirão do Piauí cobriu parte dos milhares de apoiadores que estavam no local.
O bandeirão do Brasil foi ideia do advogado Marcelo Nolleto, um dos principais coordenadores da campanha de Rafael Fonteles e amigo muito próximo do governador eleito.
Quando estudavam no Instituto Dom Barreto, Rafael e Nolleto usavam também um bandeirão, só que do Piauí, nas gincanas do colégio. Então Noletto teve a sacada de fazer um bandeirão para o evento com Lula em Teresina, no primeiro turno.
Quando Lula viu o bandeirão ficou empolgado e pediu a Rafael, no dia seguinte, que lhe enviasse uma para uso em seus eventos. Rafael cuidou pessoalmente do preparo e envio da peça, que mede 50 por 15 metros.
O objetivo é resgatar a identidade do brasileiro através de sua bandeira, se reapropiando desse símbolo do país. A extrema-direita havia se apropriado da imagem como marca do Bolsonarismo, assim como fez com as cores verde e amarela. Agora, a bandeira está saindo dessa condição de refém do movimento direitista.
O presente de Rafael foi destacado nas redes sociais pelo jornalista Mussoline Guedes, assessor de comunicação da campanha do então candidato Rafael.