Por Sávia Barreto
Surprise!
Fonte da base de Firmino Filho confidenciou que não acredita realmente que Kléber Montezuma será o candidato tucano a constar nas urnas em outubro. Na avaliação desse político, ao soltar agora o nome de Kléber e ter uma recepção desanimadora dos aliados, além da cisão com Charles Silveira, Firmino poderia resolver a situação sacando um “nome novo” mais na frente: Evandro Hidd. Que, por sinal, está bem quieto. Ou o ex-prefeito Sílvio Mendes.
O velório
Olhares cabisbaixos, poucas palavras e um ar de tristeza. Só faltou o choro. Os corredores da Câmara Municipal de Teresina estavam particularmente tensionados com a informação de que Kléber Montezuma é o candidato do prefeito Firmino Filho. É que Kléber é mais duro no trato com lideranças políticas.
Para completar o clima de velório, Charles Silveira, o queridinho dos parlamentares, pisou na Câmara e, em conversas reservadas com vereadores, teria sinalizado que não vai mover uma palha para a campanha tucana. Publicamente, no entanto, ele falou em união.
Chorôrô por tempo limitado
Charles foi avisado por Firmino ainda na quinta-feira passada após o Carnaval. Já o senador Ciro Nogueira foi avisado hoje pelo próprio Firmino, em Brasília. Vereador experiente disse: “Se quando estão animados os vereadores não pedem voto para o candidato a prefeito, imagine desanimados. Eleição em primeiro turno é para vereador. No segundo turno é que é a eleição de prefeito mesmo”. Mas outro político com vivência em eleição garante que o chorôrô não dura 15 dias e logo logo os vereadores vão estar pulando com sorriso no rosto no palanque de Kléber.