Por Samanta Cavalca
Rodrigo Martins desistiu da sua candidatura à reeleição para a Câmara Federal. A informação foi ventilada na manhã de hoje, mas o martelo foi batido ainda na noite de sexta (17).
Depois de agenda de campanha, o pai de Rodrigo Martins foi até o apartamento do irmão, Wilson Martins, que é candidato ao Senado na chapa de Luciano Nunes. Por lá, a conversa familiar girou em torno ao acidente de avião em que Rodrigo estava a bordo, sobre a resistência da família e também em relação aos custos da campanha para o sobrinho de Wilson Martins.
O anúncio oficial deve ser feito ainda este sábado, mas o blog apurou outros bastidores relacionado a desistência de Rodrigo.
Primeiro, o discurso oficial será por questões familiares, mas não foi só isso que pesou na decisão, segundo fontes ligadas à Rodrigo. A questão é que todo o meio político calcula que a sua proporcional faria apenas dois federais. Uma vaga seria de Átila Lira e a outra seria disputada por Heráclito Fortes e o próprio Rodrigo. “Muito investimento para um risco alto”, avaliou um parente de Martins ao blog.
O desdobramento da desistência de Rodrigo causa transtornos a Átila e Heráclito. Existe um avaliação no meio político que somente eles, junto com Juliana Moraes Souza, ainda não seriam suficientes para a formação de quociente eleitoral significativo. Com a saída de Rodrigo, a coligação pode preencher apenas uma vaga.
Ainda existe outro bastidor relacionado a essa questão. Informações que chegam ao blog, tanto da ala governista quanto da própria chapa de Luciano, apontam a possibilidade de Wilson Martins desistir de sua candidatura ao Senado e concorrer à Câmara Federal no lugar de Rodrigo.
O blog está em Parnaíba, e também já conversou com grupo ligada ao Mão Santa. Eles acompanham com preocupação essa situação, já que Cassandra é a vice de Luciano e com uma possível saída de Wilson da corrida ao Senado, eles entendem que isso enfraqueceria a sua majoritária.
Confira nota de esclarecimento de Rodrigo Martins:
Em uma década de militância política, trabalhei de maneira comprometida, honesta e pelo bem do nosso povo, sempre combatendo a má política, seus vícios e desvios. Mesmo com o reconhecimento do nosso trabalho enquanto Deputado Federal, estando bem avaliado no ranking nacional de parlamentares e aparecendo bem nas pesquisas eleitorais, meus princípios, valores e minha coerência levaram-me a uma reflexão e decisão fundamentada por questões pessoais e familiares, motivo pelo qual RETIRO minha candidatura à reeleição. REAFIRMO o total apoio e dedicação à campanha majoritária do candidato a Governador do Piauí, Luciano Nunes (PSDB), dos candidatos ao Senado, Wilson Martins (PSB) e Robert Rios (DEM), bem como as candidaturas proporcionais da coligação. Agradeço imensamente a confiança do povo do meu Piauí, amigos e colaboradores, sempre fiéis, e em especial a minha família, pela compreensão das minhas ausências durante essa caminhada. Que Deus nos abençoe sempre!