Por Arimatéa Carvalho
Foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (12) a nomeação do advogado Charlles Max como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí. Esse é o segundo biênio que o presidente Jair Bolsonaro designa o eleitoralista piauiense (2019/2021 e 2022/2024).
Charlles Max é natural de Alto Longa e é um dos mais respeitados especialistas em Direito Eleitoral no Estado. Foi procurador geral do Município de Teresina e secretário de Administração do Município de Teresina.
Ele foi assessor da Presidência do TCE PI na gestão do conselheiro Abelardo Vilanova e é professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo.
LISTA TRÍPLICE
A escolha de Charlles Max ocorreu a partir de lista tríplice encaminhada pelo Tribunal de Justiça do Piauí ao TSE e depois à Presidência. Constavam também na lista os advogados Alexandre Magalhães e Edvar Santos (que foi advogado do então governador Mão Santa).
Os TREs têm em sua composição duas vagas destinadas a advogados. Eles se inscrevem a partir de edital que traz uma série de exigências, como notável saber na área.