Por Arimatéa Carvalho
O vereador Bruno Vilarinho (PTB), presidente da Comissão de Planejamento Urbano, Transporte e Acessibilidade da Câmara de Teresina, defende uma nova licitação como alternativa para solucionar o problema do sistema de transporte público da capital.
Em audiência pública que aconteceu na terça-feira (23), foram ouvidos o Setut, Sintetro, Strans e um representante dos usuários de transporte público, além de posicionamentos dos vereadores.
"Participamos da audiência pública e ouvimos todos os entes envolvidos no processo de funcionamento do transporte coletivo em Teresina, Setut, Sindicato e Prefeitura, para através de um meio termo entre todos, buscar uma solução imediata para o fim da greve dos motoristas e cobradores", conta Bruno. Ele avalia que são necessários a implementação de medidas urgentes que melhorem o sistema de transporte coletivo da capital.
"Eu sou a favor de uma nova licitação para que possamos oferecer um serviço eficiente e operante, com mais rapidez, conforto e com um valor de tarifa acessível a população, assim como, assegurar juntos às empresas, o pagamento regular dos proventos dos motoristas e cobradores, para que Teresina possa dispor de um transporte público de qualidade para seus usuários", destaca.
Ao final da audiência, o líder do Governo na Câmara, Renato Berger, colocou em pauta uma proposta enviada pela Prefeitura, do pagamento imediato de R$ 1,5 milhão, seguido de parcelas mensais de R$ 950 mil, para que a greve seja encerrada de imediato.
O presidente do Setut, Marcelino Lopes, e o presidente do sindicato dos motoristas e cobradores (Sintetro), Ajuri Dias, irão avaliar e até esta quarta-feira darão uma resposta.