Por Arimatéa Carvalho
A transferência de uma idosa de 70 anos de idade com Covid-19 do município de Francinópolis para o Hospital Regional Deolindo Couto, de Oeiras, está provocando uma imensa polêmica na primeira capital do Piauí.
O secretário de Governo de Oeiras, Júnior Sá, enviou diversos áudios em grupo de whatsapp criticando a transferência e afirmando que a gestão municipal não aceitaria a permanência da idosa. Segundo ele, não é justo os oeirenses ficarem 60 dias confinados para depois chegar alguém de outra cidade com a doença na cidade.
Os áudios, que contêm palavrões e xingamentos, provocaram forte reação na cidade e dentro do próprio grupo, a ponto do secretário enviar outro áudio pedindo desculpas e se retirando do grupo.
A pré-candidata a prefeita de Oeiras, advogada Vanessa Tapety, que irá disputar pelo PT (oposição ao prefeito Zé Raimundo), condenou a posição do secretário.
Na verdade, o hospital regional de Oeiras foi equipado com leitos de UTI exatamente para receber pacientes da própria cidade e de municípios da região. A idosa segue internada no estabelecimento.