Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o advogado, ex-presidente da OAB-PI e ex-diretor do Interpi, Chico Lucas, tem três opções de pastas para ocupar no primeiro escalão do governo Rafael Fonteles: Educação, Saúde ou Segurança Pública. Rafael já disse a aliados que essas três secretarias são indicações pessoais, ou seja, a tendência é que os partidos que contribuíram para a eleição do petista ocupem outros espaços na gestão.
Chico Lucas foi um dos protagonistas da eleição no campo governista, indo para a linha de frente na defesa de Rafael em contraponto a Sílvio Mendes, então candidato da oposição.
Choque de gestão
Ele também teve papel relevante como articulador e há especulações de que possa se projetar para disputar o Palácio da Cidade em 2024. A ideia de Rafael Fonteles, segundo fontes próximas ao governador eleito, é fazer um “choque de gestão” na Segurança Pública. Dessa forma, aliados acreditam que Chico Lucas deva ir para essa pasta estratégica, já que a violência é um dos principais problemas citados pelos piauienses.
A expectativa é que Fonteles faça anúncio de novos secretários a partir da semana que vem, após o resultado do segundo turno.