Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
A disputa pela presidência da associação do bairro Cidade Jardim, próximo a Pedra Mole, na zona Leste de Teresina, revelou no último final de semana as altas temperaturas da disputa municipal na capital. Se oficialmente só se fala em eleição no próximo ano, a prática é diferente. No ar, respira-se política.
Entre os grupos brigando pela presidência da associação, havia aquele representado pelo vereador Italo Barros (PTC e pró-Firmino Filho) e do ex-vereador Sebim. Chagas Bispo, o atual presidente que buscava a reeleição, era apoiado por Italo, que chegou a levar o prefeito de Teresina e a primeira-dama e deputada Lucy Silveira (Progressistas), ao bairro, para prestar apoio ao candidato.
O resultado das urnas, no entanto, deu vitória ao grupo de oposição, do cabo Nilton - ligado ao pré-candidato a vereador Júnior Macedo, que é próximo do ex-senador João Vicente Claudino (PTB) e ao deputado estadual Georgiano Neto (PSD), pré-candidato a prefeito de Teresina - com uma diferença de cerca de 300 votos. A oposição a Firmino, que se articula para fazer o contraponto à gestão do tucano em 2020, incluindo grupos ligados ao MDB e ao PSD, encaram a perda da associação como derrota ao grupo tucano.
Questionado pelo blog Primeira Mão, o vereador Edson Melo (PSDB) resumiu: “Associação não tem título de eleitor! O povo é que vota”