Por Arimatéa Carvalho
O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, anunciou na noite de quinta-feira (30) que conversou com o prefeito de Valença, Marcelo Costa, do Progressistas, e ele vai permanecer no grupo da oposição e não irá mais se desfiliar da sigla. Além disso, o ministro confirmou que o grande evento organizado por Marcelo na cidade para os pré-candidatos Sílvio Mendes (União Brasil) e Joel Rodrigues (PP) está mantido.
Mais cedo, Marcelo havia até divulgado uma carta endereçada ao ministro Ciro explicando sua saída do grupo político. E também estava prevista sua filiação ao PSD na manhã de sexta-feira (1). O PSD chegou a divulgar card com a filiação de Marcelo à sigla (veja neste post), mas depois o material foi retirado das redes sociais. Pelo visto, Ciro agiu logo e reverteu a perda. Valença tem mais de 20 mil moradores e é um colégio eleitoral relevante.
"Acabei de ter uma conversa bem franca e objetiva, e esclareci todos os fatos, com o meu grande amigo prefeito de Valença, nosso querido Marcelo", disse Ciro. "Ele definiu que vai continuar com a gente nessa luta, nesse projeto de mudar o Piauí, ao lado de Sílvio, de Iracema e de Joel", acrescentou.
"Nós temos um projeto não só para Valença, mas para todo o Piauí. Marcelo tem sido uma pessoa correta, franca e esclaremos as divergências. Temos a alegria de anunciar que no domingo voltaremos a ter o nosso grande evento das oposições em Valença comandado pelo nosso prefeito Marcelo!", disse.
SEM EVENTO DE ÍRIS
O prefeito vinha se sentindo desprestigiado pela cúpula do PP e a gota d'água foi o anúncio que sua rival Íris Moreira iria lançar sua pré-candidatura a deputada federal dentro do evento que ele estava organizando no final de semana para Sílvio e Joel. Íris é ex-vereadora da cidade e ex-secretária do próprio Marcelo, mas romperam ruidosamente e hoje são inimigos.
Agora, Íris não vai mais fazer o evento dentro do encontro organizado por Marcelo.
CARTA DE MARCELO COSTA
Caro Senador Ciro.
Inicialmente preciso deixar aqui a minha gratidão ao amigo por tudo. O senhor sabe do carinho e do respeito que desenvolvi pelo amigo e que aprendi a gostar.
Contudo o senhor mais do que ninguém sabe que na jornada política precisamos tomar decisões importantes. Decisões estas difícieis, porque na política as decisões lhe levam a caminhar de um lado ou de outro. O senhor sabe muito bem, porque já teve que tomar muitas destas decisões ao longo de sua carreira política.
Me aconselhei muito com minha família e meu grupo político para tomarmos esta decisão de seguir com o outro Time. Esse é o sentimento do nosso povo aqui em Valença.
Espero a sua compreensão. Estaremos em lados opostos nesta eleição, mas temos maturidade para separarmos isso e entendermos que somos amigos.
Abs
Marcelo Costa - Prefeito de Valença