Por Sávia Barreto
O comando do Republicanos atende a diversos objetivos do prefeito Dr.Pessoa, não apenas relacionado ao pleito deste ano. A coluna apurou que o prefeito almeja transferir vereadores para a sigla e se tornar “independente” de partidos como MDB e PT na Câmara Municipal.
Na lista para se filiar ao Republicanos, além de Jeová Alencar, estão os vereadores Markim Costa, Enzo Samuel, Alan Brandão, Capitão Roberval - e até Edson Melo já foi cotado, mas a ida de Sílvio Mendes para o União Brasil deve manter o tucano longe do ninho de Pessoa.
No caso de Roberval, sua esposa, que é liderança comunitária, seria a candidata a deputada. Isso depende em boa parte de liberação do comando dos partidos através de acordos.
A novidade é a vereadora Thanandra Sarapatinhas, que fechou para disputar uma cadeira de deputada federal no Republicanos. Hoje a parlamentar é filiada ao Patriota e alega ter sofrido perseguição do partido, portanto, deseja a liberação da sigla ou, em último caso, judicializar. Thanandra foi levada para bater o martelo junto com Pessoa e Robert Rios pelo presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, que tem sido o maior articulador político da chapa proporcional do partido presidido por João Duarte, o Pessoinha.
Já a filiação do próprio prefeito ao Republicanos, deve ficar para depois, defendem aliados: “Melhor ele ficar na dele no MDB”, disse fonte próxima a Dr.Pessoa, em referência ao fato de que a legenda comandada por Pessoinha ainda ter futuro incerto após a eleição estadual.
Caso Jeová seja eleito deputado, o prefeito quer mantê-lo próximo a si e aos vereadores e já foram especulados convites para o atual presidente da Câmara assumir uma secretaria municipal na gestão de Pessoa nesse cenário futuro.