Por Sávia Barreto
A “cabeça” (o vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal e principal articulador do partido) e a “cauda” da chapa de deputado estadual do Republicanos já mandou recado aos dirigentes da sigla de que não aceita a primeira-dama Samara Conceição na composição.
Já há um compromisso da gestão de Dr.Pessoa em apoiar Jeová Alencar para deputado estadual. Os demais candidatos da chapa, por sua vez, temem que a estrutura da primeira-dama tire a chance deles competirem pelas demais vagas da chapa, que quer eleger três nomes para estadual.
Convencimento
Há um processo de convencimento para que a deputada federal Marina Santos aceite Samara na chapa. A leitura no entorno do prefeito é de que a primeira-dama consolida a chapa de federal e ajuda Marina, pois a deputada precisa de 36 mil votos no mínimo para ser competitiva e disputar uma cadeira pelas sobras.
Números
A expectativa é que Samara saia com 25 a 30 mil votos. Vale contextualizar que Lucy Soares somou 37 mil votos para estadual, quando disputou. Ou seja, é possível que Samara contribua e não que prejudique a eleição de Marina Santos e ainda seja primeira suplente. A questão agora é se a deputada vai mudar de ideia e reconsiderar a entrada da primeira-dama.