Por Apoliana Oliveira
Atualizada às 9h08
As empresas dos consórcios de ônibus que atendem as zonas Norte e Leste de Teresina aceitaram a proposta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), e devem voltar a circular ao longo desta quinta-feira (23/03). As partes aguardam agora uma reunião, com mediação do Tribunal Regional do Trabalho, para que o acordo seja homologado e a frota volte às ruas.
Ontem, através de e-mail, a superintendência encaminhou a proposta de acordo e deu prazo de 24 horas para as empresas se manifestarem. Até agora, os consórcios que atendem os bairros das zonas Sul e Sudeste não abriram diálogo para a negociação, nos termos do proposto pela prefeitura.

Para garantir o fim da greve, a prefeitura propôs o pagamento de R$ 3,3 milhões em subsídio para as empresas. Em contrapartida, um dos pontos do acordo prevê a instalação de radares nos veículos, para que seja fiscalizado o cumprimento das ordens de serviço.
Caso os demais consórcios não aceitem o diálogo com a prefeitura, a Strans já tem sinal verde para dar prosseguimento ao processo de rompimento contratual. Paralelo às negociações, a gestão trabalha na aquisição de 150 ônibus e a previsão é de que, concluído o processo licitatório, os veículos cheguem à capital em prazo de 90 a 120 dias.