Convenções e tudo ou nada em Teresina: novas estratégias de Sílvio e Rafael

A oposição planeja vencer com 130 mil votos de diferença na capital, enquanto fonte da base acredita que mesmo que Sílvio vença na capital a diferença seria de 40 mil votos

Por Sávia Barreto 

Os eventos de convenções partidárias são decisivas para as campanhas de Rafael Fonteles e Sílvio Mendes, segundo apurou a coluna com fontes ligadas aos pré-candidatos ao Governo do Estado tanto da base como da oposição. 

Silvio Mendes e Rafael Fonteles 

No lado de Rafael, os petistas desejam usar as imagens de Sílvio Mendes na convenção e colar para o eleitor a ideia de que o nome do União Brasil  é ligado ao ministro Ciro Nogueira e, consequentemente, ao presidente Bolsonaro, que tem rejeição significativa no Nordeste. “Será cristalino”, disse fonte.

Noiva Teresina 

Além disso, a visita de Lula ao Piauí será explorada com força pela equipe de Rafael, que segue apostando intensamente na vinculação do ex-presidente à imagem de Fonteles e na transferência de votos decorrente dessa projeção. No fim, Teresina é decisiva para ambos os lados. E cada um com sua estratégia.

Cálculos

A oposição planeja vencer com 130 mil votos de diferença na capital, enquanto fonte da base acredita que mesmo que Sílvio vença na capital a diferença seria de 40 mil votos. Como Sílvio Mendes foi prefeito de Teresina e o eleitorado da capital já o conhece desse período, seria mais fácil votar no ex-tucano, argumenta fonte ouvida pela coluna. Rafael, por ser um nome não testado nas urnas, teria dificuldade de penetrar nesse eleitorado da capital. Caberia a Rafael, portanto, buscar o interior.

E no interior? 

E, nesse ponto, as principais cidades do estado além de Teresina: Floriano, Parnaíba e Picos, são focos da atenção da campanha de Rafael Fonteles visando compensar a presença de Sílvio Mendes em Teresina. Em Floriano, a união de Joel Rodrigues com seu ex-rival Avelino Neiva não foi bem digerida por parte do eleitorado, enquanto em Parnaíba, Rafael tem apoio majoritário dos vereadores da Câmara Municipal. Já em Picos, mesmo com o prefeito do Progressistas, deputados da região - Pablo Santos, Severo Eulalio e Nerinho - estão com Rafael, o que equilibra o jogo para a base.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES