Por Arimatéa Carvalho
O ex-senador e empresário João Vicente Claudino convidou 5 vereadores a se filiarem ao PTB. No entanto, Fábio Dourado, Gustavo de Carvalho, Joaquim do Arroz, Valdemir Virgino e Pedro Fernandes decidiram ficar no Patriotas/PEN, novo partido que surgiu a partir da fusão das antigas siglas Patriotas/PEN e PRB.
Elas não conseguiram atingir a cláusula de barreira na última eleição e, por conta, disso ficariam sem tempo de propaganda no Rádio/TV e sem dinheiro do fundo partidário.
Com a decisão dos cinco parlamentares, o Patriotas/PEN passa a ter a maior bancada na Câmara de Tererina. E deve crescer ainda mais: o vereador Neto do Angelim, de saída da Democracia Cristã, tem interesse em entrar na sigla. Assim, o Patriotas/PEN ficaria com 6 vereadores.
O vereador Joaquim do Arroz, do PRP (os outros da siglas são Valdemir Virgino e Pedro Fernandes) comenta que o partido nasce forte e com potencial de crescer ainda mais. Pergutando pelo blog sobre o fato dele fazer oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB) e o partido ser alinhado à gestão tucana, ele explica que vai continuar criticando o que for necessário, mas por outro lado sabe que a permanência na sigla é bom para seu futuro político. Dos 5, Joaquim foi o segundo mais votado na última eleição.
A não ida dos 5 vereadores se deve ainda ao fato do comando do PTB no Estado estar incerto. Ele está com o deputado federal Paes Landim, mas pode passar ao empresário João Vicente em março. No entanto, Roberto Jeferson tem forte ligação com Landim e pode dificultar uma mudança. A não ser, claro, que o próprio Landim não tenha mais interesse.