Por Sávia Barreto
A coluna traz lista com os nomes mais cotados - até agora – para a disputa pelo comando da Prefeitura de Teresina em 2014. A avaliação é dos próprios políticos, em reserva, após serem questionados sobre os cenários mais prováveis na eleição municipal. Tirando o prefeito, Dr.Pessoa, que deve tentar a reeleição por um partido diferente do atual (e a tendência é que seja o PSD, apenas no próximo ano), os demais nomes estão no campo das possibilidades e dependem de conseguir se viabilizar politicamente através de pelo menos quatro grupos políticos.
Grupão
Os principais grupos políticos que se movimentam com candidaturas competitivas em 2024 são: o Palácio da Cidade, com Dr.Pessoa, o grupo do governador eleito, Rafael Fonteles pelo PT (ou outro partido da base aliada, já que na capital o PT ainda não teve sucesso para eleger um prefeito), o MDB do vice-governador Themistocles Sampaio e o deputado eleito Jeová Alencar, hoje no Republicanos, mas possivelmente apoiado pelo grupo da oposição, com ex-tucanos e progressistas.
Novidades!
A novidade fica por conta do presidente eleito da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, e do futuro secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, ambos com fortes chances, segundo colegas do mundo político, de viabilizarem seus nomes para 24. Chico Lucas, no entanto, também poderia disputar o Senado. Ele tem antagonizado, em especial nas redes sociais, com o ministro Ciro Nogueira. Já Enzo Samuel será presidente de um Poder a partir de janeiro e tem uma bandeira importante a ser levantada com propriedade: a solução da crise no transporte público em Teresina.
Veja a lista:
Cotados para candidaturas à Prefeitura de Teresina 2024:
-PT:
Chico Lucas ou o juiz Washington Bandeira (ambos RafaBoys)
-PSB:
Washington Bonfim (*pode ser vice de Enzo Samuel ou Chico Lucas)
-PDT (candidatura dos vereadores):
Enzo Samuel (*pode ser vice de Washington Bonfim ou Chico Lucas)
-PSD:
Dr.Pessoa
-MDB:
Marcos Aurélio com Lucy Soares ou Bárbara do Firmino como vice
-Republicanos (oposição, em aliança com o Progressistas/União Brasil):
Jeová Alencar, podendo ter Sílvio Mendes como vice
-Partido indefinido:
Ismael Silva
-PL:
Coronel Diego Melo