Por Sávia Barreto
Desceu quadrado no mundo político o anúncio oficial de boa parte do secretariado de Rafael Fonteles, concluído nesta segunda-feira. Alguma pastas menores, como as coordenadorias de Juventude e da Mulher, ainda precisam ser definidas.
Além dos nomes técnicos, na parte política, as mudanças já haviam sido antecipadas pela coluna. Prevaleceu o revezamento de pastas entre grupos políticos e o tamanho das secretarias proporcionais às votações dos parlamentares. “A maioria dos deputados não ficou satisfeita, mas engoliu calada… correr pra onde?“, questionou, em reserva, político ouvido pela coluna.
Troco
A questão é que os deputados podem “dar o troco” em Rafael nos bastidores. A maneira de fazer isso seria derrotando o candidato do PT, Franzé Silva, inclusive com o apoio de deputados do próprio PT (os novatos, chamados de “paraguaios”). O MDB define até sexta se o candidato será João Madison, Severo Eulalio ou Georgiano Neto (este último, pouco provável). Políticos acreditam que na oposição, Gracinha Mão Santa vota no MDB e Wilson Brandão poderia seguir o MDB se o candidato fosse Severo.