Por Sávia Barreto
Uma possível solução para a dobradinha de Jeová Alencar com um candidato a deputado federal em 2022 seria com o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB). Mas como o presidente da Alepi, Themistocles Sampaio, já tem o outro filho candidato a deputado estadual, Felipe Sampaio, a saída poderia ser liberar a desfiliação de Jeová do MDB em troca do apoio a Marcos Aurélio. Uma solução em que ambos sairiam ganhando em termos de apoio.
O presidente da Câmara Municipal poderia assim buscar uma sigla com maior viabilidade fora do MDB, cuja chapa tem vários deputados e ex-deputados. Mas, outros emedebistas afirmam que isso contraria o interesse do presidente regional, Marcelo Castro, que tem o filho candidato a deputado federal, Castro Neto, rivalizando com Marcos Aurélio. Dessa forma, Marcelo travaria a saída de Jeová.
Pego de surpresa
Jeová segue se movimentando com intensidade no interior, atraindo prefeitos e vereadores, mas o lançamento de Pessoinha para deputado estadual pode tirar até 10 mil votos dele em Teresina por conta do apoio de gestores de pastas importantes da estrutura da capital, que antes ficariam com apoio a Jeová e agora estarão com Pessoinha.
Além disso, interlocutores do presidente da Câmara afirmam que o sentimento é de “traição”, pelo fato da articulação para mudar Pessoinha de cargo não ter sido discutida com ele, que fazia dobradinha para ser apoiado pelo Palácio da Cidade junto com o filho do prefeito, um para estadual e o outro para federal.