Por Arimatéa Carvalho
A primeira-dama do Estado, dona Isabel Fonteles, assume o comando do programa Pacto pelas Crianças na terça-feira (26), em solenidade no Palácio de Karnak. Ela vai unir Seduc, Sesapi, Sasc, TJ, Assembleia e outros órgãos em ações voltadas sobretudo para a primeira infância em todas as cidades do Piauí.
A estrutura do programa vai funcionar no Karnaquinho, em frente ao palácio. Uma das principais metas é reduzir de 5 para no máximo 3 anos a idade de alfabetização dos alunos da rede estadual, equiparando-se à rede privada.
Dona Isabel pretende tornar esse projeto, amplo e integrando diversos órgãos e poderes, uma referência não apenas regional, mas nacional. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que já recebeu a primeira-dama em Brasília e tomou conhecimento da iniciativa, sinalizadou que pode replicar a experiência em todo o país.
Além de alfabetizar mais cedo as crianças, o programa deve melhorar os principais índices relacionados à infância no Estado. O governador Rafael Fonteles dará total apoio à execuação do Pacto.