Por Sávia Barreto
A coluna apurou que uma solução à questão do transporte público começa a ser gestada na Prefeitura de Teresina: a municipalização de 25% do setor. E não seria preciso criar uma empresa municipal para tal. A gestão ficaria com a Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb), hoje presidida pelo também secretário municipal de Juventude, advogado João Pessoa, o Pessoinha.
PODE MUDAR
A ideia ainda é incipiente e deve sofrer modificações, já que a Strans e outros órgãos da Prefeitura iniciam agora os estudos para viabiliza-la, considerando a preocupação de disputas jurídicas com as empresas que ganharam a licitação do transporte público de Teresina.
SÓ EM SETEMBRO
Caso seja efetivamente colocada em prática, a proposta só começa a ser executada em setembro. Até lá, busca-se um acordo entre PMT e Setut. Durante esse período, no entanto, a Prefeitura deve acompanhar de perto a gestão do transporte, principalmente na questão do fluxo de despesas e receitas.
APOSTANDO ALTO
A aposta da PMT é alta, mas se o modelo vingar, o Palácio da Cidade pode colher os louros de ter apresentado uma solução para um problema que se arrasta há anos a respeito da qualidade do transporte público da cidade.