Por Sávia Barreto
A coluna apurou quais mudanças devem ocorrer no secretariado de Dr.Pessoa. Segundo fonte ligada ao Palácio da Cidade, Eliana Lago deixará a Secretaria municipal de Assistência Social (Semcaspi). Em seu lugar, o nome mais cotado é o de Tercio Andrade, secretário executivo do Suas, que essa semana protagonizou um embate público com Eliana. A secretária anunciou a intenção de demiti-lo e funcionários da pasta realizaram protesto.
Eliana vai para Semjuv
Tércio é apadrinhado pela primeira-dama, Samara Conceição, mas Dr.Pessoa ainda não bateu o martelo na decisão. Eliana Lago deve ir para a Semjuv, já que a pasta segue com o advogado João Pessoa, o Pessoinha, que acumula o espaço com a presidência da Eturb e há mais de um mês anunciou sua saída.
Primeira-dama foi cotada para Semcaspi
Samara Conceição, que é enfermeira e tem forte ligação com a área da assistência social, chegou a ser cotada para assumir pessoalmente a Semcaspi, mas o prefeito não considerou uma boa ideia tendo em vista a visibilidade da pasta e a possibilidade de críticas.
Adolfo na Semel
O secretário de Governo, Adolfo Nunes, receberá o convite para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, hoje comandada por Eduardo Dragalana. A questão é se Adolfo aceitará, considerando a diferença de orçamento e poder das duas pastas.
Quem vai para Governo? Robert ou João Henrique
Uma reunião no sábado entre Robert Rios, João Henrique Sousa e Dr.Pessoa vai afinar a escolha do nome na Secretaria de Governo. A dúvida está entre o vice-prefeito e secretário de Finanças e o secretário de Planejamento. Um dos dois - ou um indicado deles - ficará no lugar de Adolfo Nunes.
Onde colocar Dragalana?
Como é querido pelo prefeito, Eduardo Dragalana não seria afastado da gestão. O prefeito busca um novo espaço para ele. Uma sugestão é a recém-criada e ainda sem secretário pasta de Agronegócio. Lembrando que o PSD estadual administra a secretaria de mesmo nome a nível estadual, facilitando a interlocução.
Aurélio Lobão deixa procuradoria
Procurador do município, Aurélio Lobão também deixa a função para concorrer à vaga de desembargador na vaga do quinto constitucional. Ainda não há um nome definido para substituí-lo. A indicação de Aurélio teve a influência de Celso Barros, presidente da OAB-PI.