Por Sávia Barreto
A coluna ouviu algumas fontes sobre o encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), e o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, ocorrido nesta terça-feira, 09, na residência de Ciro. O tom oficial da conversa foi cordial, com pauta institucional de busca de recursos para o Piauí. Mas há sempre o tempero político. Segundo fonte com interlocução privilegiada, o filho de Themístocles, deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB), é o nome dos sonhos para compor com Ciro – ou outro candidato do Progressistas ao Governo – na chapa majoritária de 2022. Marcos é jovem, bem articulado, sem nada que manche seu nome, além de agregar um partido forte, que é o MDB. Ou seja, a figura política ideal para ser cobiçada como candidato a vice-governador.
Configurações possíveis
Claro que essa equação não pode ignorar a força política do senador Marcelo Castro, que é 100% Wellington Dias e almeja ser o candidato de Dias, com um vice do PSD (o deputado federal Júlio César) e o próprio governador como candidato ao Senado, em uma das configurações possíveis. Assim como também é consenso no mundo político que Themístocles poderia ser facilmente aprovado numa vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, mas o deputado não pensa em se aposentar e sair da costura política. Ao sinalizar para Themístocles, Ciro deixa claro que move peças importantes para minar a base de Wellington em 2022.
Xadrez de 2022
Todo o xadrez de 2022 não pode ignorar o papel de Themístocles, que é presidente de um Poder, tem um filho deputado federal, a esposa como prefeita de Esperantina, e aliados estratégicos em diversos municípios. O parlamentar é reconhecido pelos pares como “cumpridor de palavra”, o que é um trunfo num universo recheado de suspeitas de traições. O detalhe é que após a conversa com Ciro, Themístocles recebeu o secretário de Governo de Wellington, Osmar Júnior, em seu gabinete na Assembleia. Após a saída de Osmar, foi o deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, quem conversou algumas horas com Themístocles a portas fechadas.