Por Sávia Barreto
A coluna apurou que no próximo dia 16 de agosto a oposição encabeçada pelo pré-candidato Sílvio Mendes (União Brasil) deve anunciar um “apoio de peso”. No mundo político, as especulações e apostas estão altas a respeito desse nome. De acordo com fontes ouvidas, o político a aderir a Sílvio poderia ser o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente eleito da Câmara de Teresina.
Motivos
Um dos motivos seria o fato de que Enzo Samuel não estaria sendo bem contemplado pelo grupo de Rafael Fonteles (PT). Ideologicamente, a ligação de Enzo seria natural junto a base aliada, já que o parlamentar tem origem política no movimento estudantil de esquerda e já foi filiado ao PC do B antes de migrar para o PDT no último pleito, onde teria maiores condições de disputar a reeleição como vereador.
Depende
Ainda segundo fonte ouvida pela coluna, o diálogo de Enzo estaria sendo intermediado pelo presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos), que aderiu a Sílvio Mendes e Joel Rodrigues. Dessa forma, há a possibilidade de que Enzo leve outros vereadores com ele, aumentando o placar em prol da oposição. Hoje há 19 vereadores da capital com Rafael Fonteles, 9 com Sílvio e um indeciso, Levino de Jesus.
Tem tempo
No entanto, fontes também ouvidas pela coluna afirmam que ainda há tempo e pontes para diálogo de Enzo com a base aliada para que a debandada não ocorra.