Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho vai assinar neste final de semana mais dois decretos relacionados à crise da COVID -19.
1. Que cria obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços e também os órgãos públicos fazerem testes rápidos em todos os seus trabalhadores, servidores/empregados que estejam trabalhando, exceto aqueles que estão no sistema de teletrabalho. As empresas vão bancar o custo da testagem e terão prazo de 15 dias para realizar a tarefa, com laboratório especializado.
2 . O outro decreto é sobre o funcionamento dos estabelecimentos de prestação de serviços na área de saúde.
No ofício do CRM-PI, a entidade apresentou 7 itens de estabelecimentos considerados essenciais para funcionamento na área da saúde.
Destes, seis já estavam atendidos pelo decreto 19.548 de 29 de março. Portanto só o item 7 ainda não tinha autorização para funcionar. A prefeitura regulamentou agora tudo no novo decreto e estabeleceu os protocolos de funcionamento dos prestadores de saúde. A prefeitura vem seguindo as orientações do CRM- PI.
Teresina registra 36 casos em um dia
Mais 36 casos de COVID-19 foram diagnosticados nas últimas 24 horas em Teresina. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (08), são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), que revelam ainda que a capital do Piauí não registrou novos óbitos nas últimas 24 horas.
A capital contabiliza agora 733 casos confirmados da doença e 19 óbitos. A maior parte dos casos diagnosticados está na está na zona Sul da cidade, em acordo com o que mostra a pesquisa de Investigação Sorológica feita pela Prefeitura em parceria com o Instituto Opinar, cuja quarta etapa segue até domingo (10).