Por Ari Carvalho
Em nome da Prefeitura de Teresina, o prefeito Firmino Filho manifestou na noite de segunda-feira dor e pesar pela morte do amigo e colaborador Matias Matos e decretou luto oficial de três dias.
Matias Matos era pesquisador da Embrapa Meio-Norte e ocupou diversos cargos na Prefeitura da capital. Foi secretário de Agricultura, Governo e de Administração. Nos últimos anos, estava na coordenação do programa Agenda 2030.
O prefeito Firmino Filho destacou que, com o falecimento de Matias Matos, ele perde não só um excelente e dedicado colaborador na gestão municipal, mas um grande amigo e conselheiro fraterno. Ele ressalta que Matias era muito querido, respeitado e admirado por servidores e colegas da Prefeitura.
Matias Matos era conhecido pelo seu jeito alegre e apreciava contar histórias. Ele deixou alguns livros publicados, entre os quais um que resgatou as origens da culinária piauiense e nordestina: “Pelas Quebradas, Várzeas e Chapadas” e outro que revela a importância histórica da Avenida Frei Serafim para a capital: “Avenida Frei Serafim: lembranças de um tempo que não acaba”.
Em face dessa grande perda, a prefeitura se solidariza com familiares e amigos, reconhecendo a dedicação e os serviços prestados pelo ex-secretário Matias Matos ao município de Teresina.
O prefeito, inclusive, cancelou a agenda que tinha com o pré-candidato a governador Luciano Nunes na terça-feira em Teresina. Eles iriam visitar as obras da avenida Ulisses Marques.
O velório de Matos acontece durante toda a madrugada na Pax União da Avenida Miguel Rosa. Às 8h haverá uma missa e o sepultamento ocorre às 10h.