Por Sávia Barreto
Em julho deve abrir nova vaga no Tribunal de Contas do Estado com a aposentadoria compulsória do conselheiro Luciano Nunes. Há ainda a chance de uma nova vaga ser aberta, caso o conselheiro Olavo Rebelo antecipe seu afastamento. A primeira vaga é uma indicação da Assembleia Legislativa do Piauí, enquanto a segunda seria uma indicação do governador. A coluna apurou que há três nomes disputando a vaga de Luciano: os deputados estaduais Wilson Brandão (Progressistas), Evaldo Gomes (SDD) e Flora Izabel (PT).
Flora articulada
Nos bastidores, avalia-se que Flora Izabel sai na frente, pois além de ser do partido do governador – com quem já teria tratado desse assunto e recebido uma sinalização de apoio – ela tem relação estreita com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio (MDB). Além disso, tem o apoio do filho, vereador Venâncio Cardoso (PSDB), que não deve disputar uma vaga de deputado estadual para ajudar nas articulações da mãe, que tem significativos e consolidados colégios eleitorais no Piauí.
Evaldo surpreende
O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) surpreendeu ao confirmar à coluna que também está na disputa pela vaga. Ele optou por não dar detalhes de suas articulações, mas nos bastidores ele desenvolve conversas tanto com Themístocles Sampaio como com Wellington Dias, com quem ainda deve tratar do tema antes de oficializar a candidatura. Wilson Brandão, deputado experiente e bem-visto pelos colegas tem dois adversários de peso nessa disputa.