Por Arimatéa Carvalho
O vereador Dr. Lázaro (Patriotas), que é médico e faz oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB), invadiu as unidades básicas de saúde dos bairros Monte Castelo e Portal da Alegria, disse que tinha a autoridade de ser representante do povo, abriu armários, fotografou as instalações e foi ríspido com os profissionais de saúde, que se sentiram ofendidos e constrangidos. O relato foi feito nesta sexta-feira (19) ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Moura Neto, que promete providências em relação ao procedimento do parlamentar.
Recentemente o presidente Jair Bolsonaro sugeriu que os brasileiros invadissem estabelecimentos de saúde para fiscalizar os gastos no controle da pandemia.
Segundo o relato feito ao presidente da FMS pela integrante da Coordenadoria Regional Sul, Jaciara Sousa Andrade Barroso, o vereador usava apenas máscara e havia risco de saúde.
A autoridade de uma unidade de saúde é a sua direção, é o médico. A FMS avalia que o vereador não tem prerrogativa de invadir ou adentrar unidade de saúde nenhuma se não for autorizado.