Por Sávia Barreto
Além de deputado, Franzé Silva (PT) é contador. E tem olhado com atenção os dados apresentados pelo Governo após audiência ocorrida na Assembleia Legislativa do Piauí nesta quarta-feira, 12. Franzé quer uma revisão dos números por parte do Executivo estadual. “Pedimos que eles revejam esses cálculos, porque errar é prejudicar o Orçamento”, pontuou.
Segundo Franzé, o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí na LDO está previsto para um crescimento de 2,5% e a dúvida é se isso está em consonância com o crescimento nacional. “Dentro do que temos acompanhado de projeções de instituições financeiras, o PIB de 2020 não passará de 1%, uma previsão muito otimista”.
Além disso, há um estoque de aposentadorias, e isso vai impactar no déficit, tanto motivado pela reforma da Previdência que está sendo votada no Congresso Nacional, como pelo litígio das ações que tramitam hoje no STF dos servidores que eram celetistas e viraram estatutários. O Governo deve refazer esses cálculos para algo mais próximo da realidade.