Por Arimatéa Carvalho
A instalação imediata de um Comitê Interfederativo para gerir a crise instalada pela pandemia do coronavírus. Essa foi o pedido do prefeito Firmino Filho e demais prefeitos das capitais brasileiras durante videoconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no domingo (22).
Segundo o prefeito, que também é segundo vice-presidente da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP), a instalação do comitê possibilita a troca de informações e compartilhamento de decisões, o que propiciará ações mais eficazes para o país, respeitando as competências institucionais e legais.
“Enviamos um documento ao Presidente reivindicando um canal de diálogo permanente entre a União, Estados e Municípios, especialmente sobre algumas ações que não são precisamente da área da saúde”, destacou.
Os prefeitos também pediram apoio aos municípios com disponibilização de recursos, e que a distribuição leve em consideração a prevalência do número de pacientes infectados e a estrutura médico hospitalar disponível nas cidades.
“Destacamos a necessidade de equipamentos, UTIs, ventiladores mecânicos, assim como também recursos de natureza financeira. Essa grave crise vai sobrecarregar nossa rede hospitalar e os municípios precisam estar devidamente autorizados a tomar medidas necessárias para atuar nesse enfrentamento”, acrescentou o prefeito de Teresina.
CARROS DE SOM
O uso de carro de som nos bairros é mais uma estratégia da Prefeitura de Teresina para conscientizar a população sobre o controle da pandemia do novo coronavírus. A medida reforça às pessoas a importância de ficar em casa para diminuir o risco de disseminação da doença, que poderá sobrecarregar os serviços de saúde.
Os veículos estão circulando em diversas regiões da cidade com mensagens educativas sobre os sintomas, as formas de transmissão e prevenção da doença.