Por Sávia Barreto
Deve acontecer nesta segunda-feira, 06, um encontro entre o deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB). O assunto: vice-presidência da Alepi. Quando tudo parecida consolidado para que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, deputado Júlio Arcoverde, do Progressistas, fosse o nome de consenso para a função após a morte do deputado Fernando Monteiro, surge a tentativa de Gessivaldo de ser uma terceira via.
BUSCA POR THEMÍSTOCLES
Segundo fonte da coluna, Gessivaldo quer buscar Themístocles Filho o apoio para ser um nome de consenso em um acordo que naturalmente vai precisar envolver o Progressistas. Como a maior bancada da Alepi, dividindo a função com o MDB, o Progressistas é o partido natural a indicar a vice-presidência, tanto que a vaga de Fernando Monteiro, que era do PRTB, só foi efetivada por ter o apoio do Progressistas. Mas, a seu favor, o Republicanos tem a possibilidade de lançar (ou não) uma candidatura a prefeitura de Teresina que pode mudar os planos tanto da oposição como da situação.
JÚLIO MANTEM CANDIDATURA
Júlio Arcoverde, inclusive, admitiu à coluna que pretende sim disputar a vice-presidência. “Quero ser candidato, mas vou primeiro pedir apoio ao partido. Conto com a simpatia de alguns membros do MDB antes quero conversar com o partido”, pontuou. Nos bastidores, a avaliação é de que só um acordo maior, inclusive envolvendo as eleições municipais de 2020, seria capaz de mudar a possibilidade do Progressistas estar na vice-presidência. Mas política é um campo aberto e, como se mostrou outras vezes, há espaço para negociação de interesses, coincidentes ou conflitantes.