Guarda fecha 214 estabelecimentos em poucas horas na capital

Fiscalização vai continuar no domingo e na segunda-feira

|

Por Arimatéa Carvalho 

Desobedecendo o decreto do prefeito Firmino Filho que determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais em Teresina durante a pandemia do novo Coronavírus, muitos bares, restaurantes, lojas e pizzarias abriram na tarde e noite de sábado na capital.

Na zona Norte, o blog flagrou o funcionamento de vários deles nos bairros Poti Velho, Mafrense, Alto Alegre, Mocambinho, Buenos Aires e Água Mineral. Próximo ao terminal de integração do Buenos Aires, o blog acompanhou o momento em que a Guarda Civil Municipal fechou uma grande pizzaria na Avenida Duque de Caxias, que estava aberta às 18h.

Por volta das 21h10, a Prefeitura divulgou o balanço das primeiras horas de fiscalização da Guarda ao cumprimento do decreto municipal 19.540: o fechamento de 214 estabelecimentos, uma parte aberta por desinformação dos donos.

O decreto determina a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, bem como as atividades da construção civil, com exceção apenas de alguns serviços essenciais. 

O decreto estabelece ainda que fica permitido o funcionamento dos setores administrativos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e os serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar no horário de 7 às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência localizadas nesses locais.

O plantão vai continuar por todos esses dias, para que as pessoas compreendam a necessidade de cumprimento do decreto municipal. Há dois telefones para que o cidadão possa denunciar qualquer estabelecimento que estiver aberto irregularmente e descumprindo a decisão. 

Na próxima segunda-feira (23), a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização no centro comercial da cidade, para garantir o cumprimento do decreto que foi assinado pelo prefeito Firmino Filho.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES