Por Arimatea Carvalho
O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues, comemora a inauguração de um conjunto de obras no Hospital Getúlio Vargas, uma das maiores reestruturações que a unidade já passou nos seus 80 anos.
Foram inaugurados 20 novos leitos de UTI, todos individualizados, o que aumenta a segurança para os pacientes com a redução dos riscos de infecção. Foi inaugurado ainda o laboratório de análise clínicas, com equipamentos modernos e capacidade para realizar exames de bioquímica de 150 pacientes em seis minutos. Outra intervenção importante foi a implantação de acesso ao piso superior. As obras custaram R$ 5,3 milhões, investimento do Tesouro Estadual.
Só na gestão do governador Wellington Dias, o HGV já recebeu 23 obras estruturantes, parte já inaugurada e algumas em fase de finalização. Os investimentos ampliaram a capacidade de atendimento do hospital, referência em alta complexidade.
Atualmente o Hospital Getúlio Vargas realiza uma média de 50 cirurgias por dia e 10 mil atendimentos ambulatoriais por mês, além de 600 exames mensais. Só esse ano já foi realizado 34 transplantes renais.
Além de ser referência em alta complexidade, o HGV tornou-se a maior unidade de atendimento dos casos de Covid-19 no estado, chegando a ter 70 leitos de UTI exclusivos para casos da doença.