Por Arimatéa Carvalho
A secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, e o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) reuniram na sede da Secretaria toda a equipe da pasta para detalhar as metas iniciais da gestão e reafirmar o compromisso com o esporte piauiense.
A Secretaria de Esportes é nova, criada na reforma administrativa aprovada no final de 2022. Antes, a Fundespi atuava na área e foi transformada em secretaria.
A secretária e o deputado informaram ao blog que as metas são as seguintes:
1 - Levar o esporte a todos os municípios do Estado;
2- Políticas de incentivo fiscal para empresas que queiram patrocinar o esporte;
3- Incentivo às práticas esportivas por Idosos;
4- Esporte como ferramenta de inclusão social;
5- Fomentar os paradesportos;
6- Gestão participativa, com todos os representantes de entidades e modalidades esportivas e a população em geral
TODAS AS IDADES
"A ideia é fortalecer as práticas já adotadas e incrementar as atividades que possam envolver cidadãos de todas as faixas etárias", diz a gestora.
"Crianças, jovens e idosos, como também pessoas com deficiência, devem se beneficiar de tudo o que o esporte pode oferecer tanto para o bem estar físico quanto mental. Com o aumento da expectativa de vida, devemos pensar em práticas esportivas voltadas para essa população que está envelhecendo, para que os mesmos possam ter mais qualidade de vida", acrescentou.
Ela disse que “ao tirar crianças e adolescentes das ruas, o esporte ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública.”
Josiene Campelo falou também de uma política de incentivos fiscais para o esporte. “Precisamos implementar uma política de captação de recursos com parcerias junto à iniciativa privada e junto aos governo municipal e governo federal como forma de reativar o esporte em todos o estado”, concluiu.