Por Sávia Barreto
O comando da secretaria estadual de Saúde ainda é motivo de incerteza na escalação do secretariado a ser anunciada no início da semana pelo governador Wellington Dias (PT). Fontes ouvidas pelo blog Primeira Mão apontam que há um entendimento entre o governador e a cúpula progressista para que a legenda indique um nome para assumir o lugar de Florentino Neto, atual gestor da Sesapi. O governador só deve bater o martelo no domingo, após reunião que deve ocorrer com o senador Ciro Nogueira (Progressistas).
O Partido dos Trabalhadores também almeja a pasta em uma indicação que seria do deputado federal Assis Carvalho (PT). Teria pesado a favor do Progressistas o fato da sigla ser aliada de primeira hora do governador, além do PT já ocupar a maioria dos cargos importantes da gestão de Dias, como as secretarias estaduais de Fazenda, Planejamento e Educação.
Dessa forma, o mais cotado é o deputado estadual Júlio Arcoverde, atualmente no comando da secretaria municipal de Esporte e Lazer em Teresina.
Júlio, que é advogado, se notabilizou pela articulação política da legenda na Assembleia Legislativa do Piauí, estando na linha de frente do partido e tendo no currículo experiência administrativa como diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, direção do Departamento Nacional de Trânsito e presidente da Águas e Esgostos do Piauí.