Por Sávia Barreto
A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger, retrucou as críticas do ex-candidato a Prefeito de Teresina, Kleber Montezuma (PSDB), a respeito da atual gestão de Dr.Pessoa (MDB) que não estaria dando “créditos” as obras da administração anterior. Um dos questionamentos foi sobre a transição do nome do Serviço “Amor de Tia”, que foi modificado para “Florescer”. “A mudança deve-se à análise realizada pela equipe técnica desta Secretaria que considera que a denominação 'Amor de Tia' reforça papéis de gênero que colocam mulheres como exclusivas responsáveis pelo cuidado das crianças”, diz nota da SMPP.
Mais que tias
Segundo Karla Berger, o nome antigo termina contrariando o objetivo do serviço, que é desconstruir estereótipos de gênero e desenvolver ações que viabilizem o empoderamento dessas mulheres, promovendo a conscientização e a tomada de poder a fim de impulsionar mudanças sociais, culturais e econômicas. “Consideramos, ainda, que há a necessidade de um termo mais institucional para o Serviço, pois ‘tia’ remete a um grau de parentesco inexistente entre o público assistido e as colaboradoras do referido serviço”.
É do povo
“A SMPM ratifica que o objetivo desta gestão não é ‘dar créditos’ ou perseguir a administração anterior. O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, sempre nos coloca que sua missão é promover melhorias na vida das pessoas, principalmente do(a)s mais vulneráveis; e, as obras realizadas pela Prefeitura, não são de gestão A ou B, elas são do povo”, completa Karla Berger através de nota.