Por Sávia Barreto
De partidos da base mas, principalmente, daqueles eleitos pela oposição, os vereadores Édson Melo, Luís Lobão, Aluísio Sampaio, Renato Berger, Markim Costa e Alan Brandão votaram contra o requerimento de lockdown por 12 dias em Teresina, aprovado na Câmara Municipal. Ao todo, foram 16 votos favoráveis. O requerimento foi verbal, extra-pauta e, por isso, nem todos os vereadores estavam acompanhando no plenário ou virtualmente na hora da votação.
Recado dado
De autoria dos vereadores Joaquim Caldas (MDB) e Enzo Samuel (PDT), o requerimento de lockdown também foi visto como um recado ao prefeito Dr.Pessoa. Vereador ouvido pela coluna afirma que os demais parlamentares percebem que o prefeito estaria “fazendo média, sabendo que não pode ser mais brando (nas medidas de isolamento social) do que o decreto estadual”. Também foi uma maneira de deixar claro que a Câmara tem posição na questão da pandemia, se desprendendo cada vez mais do Palácio da Cidade e indo contra a indicação de votação do líder e do decreto da Prefeitura que permite a abertura do comércio nos dias em que o Estado proíbe.
Tem que ter serenidade
O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, pede serenidade antes da tomada de decisões e conclama a união dos Poderes para dar condições à população mais vulnerável ficar em casa em um eventual lockdown. “Um lockdown geral, nós temos que ter uma junção entre o poder municipal, estadual e federal. Você tirar uma pessoa que sobrevive de um espetinho, sobrevive de um trailer e dizer que essa pessoa a partir daquele dia não pode mais trabalhar, sem nenhum tipo de recurso... É preciso muita cautela e serenidade para tomar alguma decisão”, ponderou Jeová.
Curioso
O mais curioso ainda é que na mesma sessão em que o requerimento de lockdown foi aprovado em Teresina, também foi aprovada uma menção de louvor ao governador Wellington Dias pela coragem das medidas tomadas até aqui no combate à pandemia. Foram 21 votos a favor, três abstenções e dois votos contrários, de Renato Berger e Aluísio Sampaio. Os vereadores mostram, portanto, alinhamento com o sentimento geral da população, como mostrado em pesquisa realizada pelo Instituto Datamétrica entre os dias 15 e 20 de fevereiro, mostrando que 74,6% da população piauiense aprova a forma como o governador Wellington Dias vem conduzindo o combate a pandemia do novo coronavírus no estado. A pesquisa foi feita com uma amostra de 2 mil pessoas e tem a margem de erro de 2%. O nível de confiança é de 95%.