Lula livre: o impacto na política do Piauí da soltura do ex-presidente

Lula livre: o impacto na política do Piauí da soltura do ex-presidente

Por Sávia Barreto

Entre as principais implicações da saída de Lula da cadeia está a influência que o petista tem sob o eleitorado nordestino, que segundo pesquisas já divulgadas, desaprova com mais ênfase o governo Bolsonaro e onde os governadores da região fazem oposição ferrenha ao presidente. Como 2020 é um ano eleitoral, e caso Lula permaneça solto até lá, deve aproveitar para viajar o país e ajudar a organizar a oposição que se viu enfraquecida com a ascensão política de grupos mais à direita.

Justamente por causa da popularidade, na campanha de 2018 a maioria dos políticos nordestinos evitava fazer críticas diretas a Lula, mesmo o petista já estando preso. No próximo ano, especula-se que o ex-presidente possa subir em muitos palanques e desequilibrar a balança eleitoral para candidatos de esquerda.

 Como toda ação gera uma reação, é hora de observar qual será a postura do presidente Jair Bolsonaro. Ele já havia sinalizado a aliados que pretendia eleger prefeitos nas cinco maiores cidades dos estados nordestinos, incluindo o Piauí. De um modo ou de outro, será Lula x Bolsonaro.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES