Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
O suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha (Progressistas), confirmou na manhã desta segunda-feira, 20, que o governador Wellington Dias (PT) conversou com ele sobre a possibilidade do progressista assumir a cadeira de um parlamentar da base a ser convocado para o secretariado do governador. "O governador já me disse que tinha essa possibilidade, mas não disse especificamente quem seria", afirmou Mainha ao Primeira Mão.
O blog apurou com fontes ligadas ao Karnak que a deputada e primeira-dama Rejane Dias (PT) é quem deve voltar para o Piauí, onde assumirá a secretaria estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência, pasta da qual já foi gestora. Essa seria uma decisão pessoal de Rejane, que tem vontade de retornar ao Piauí para ficar ao lado da família e, especificamente, cuidar da filha, Daniele, que tem autismo.
Com a volta de Rejane, o atual secretário, Mauro Eduardo deve assumir uma função técnica na Seid. Mainha fica contemplado com a vaga na Câmara mas sua posse não vem de um acordo direto do Progressistas com o governador. O suplente de deputado foi preterido na escolha do gestor da secretaria estadual de Meio Ambiente e, desde então, optou por não assumir nenhuma outra função no Governo.
Em nota enviada à imprensa, Rejane nega intenção de voltar ao Piauí e deixar a Câmara. Leia abaixo a nota na íntegra:
"Em resposta a matéria intitulada "Mainha volta para Câmara e Rejane assumirá Seid" publicado pelo jornal Meio Norte desta segunda-feira, 20, a deputada federal Rejane Dias esclarece que:
Na atual conjuntura, não tem intenção de deixar a função de deputada federal para assumir cargo no Executivo Estadual.
Permanece no cargo da qual foi eleita e dará continuidade às pautas que poderão beneficiar o Estado do Piauí, na esfera federal."