Mapeamento das igrejas evangélicas no Piauí e apoios: quem vota em quem?

O eleitorado evangélico é alvo de atenção especial justamente pela quantidade e direcionamento de esforços em torno da mesma pauta

Por Sávia Barreto

A coluna traz a lista de alguns dos principais  apoios políticos de igrejas evangélicas no Piauí. O eleitorado evangélico é alvo de atenção especial justamente pela quantidade e direcionamento de esforços em torno da mesma pauta, o que costuma terminar em voto para determinado candidato, que trabalhará, se eleito, na construção, aprovação e vetos de lei levando em conta o ponto de vista defendido pelo segmento.

Evangelicos on

A informação foi apurada nos bastidores com políticos e representantes do segmento evangélico. Numericamente maior em número de filiados, a Assembleia de Deus (Missão)  tem como candidatos a deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB) e Idoneil Mesquita (PP). O deputado federal do grupo é Irmão Elias (UB). Na igreja Convenções Batistas, os deputados estadual são o Coronel Carlos Augusto (MDB), Elizeu Aguiar (PP) e João Madison (MDB). Não há apoio declarado para federal.

Mapeamento das igrejas evangélicas no Piauí e apoios: quem vota em quem? (Foto: Divulgação)Organizadas

A Igreja Universal, que é a mais organizada politicamente, tem como candidato a deputado estadual o pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos) e federal, Ana Fidelis, da mesma sigla. A igreja Batista Renovadas apoia Tiago Vasconcelos (MDB) e Cel Carlos Augusto (MDB), enquanto os federais são Sérgio Bandeira (UB) e Rejane Dias (PT). 

Plebiscito 

Já a Quadrangular tem como apoio oficial Elizeu Aguiar (PP) e Tiago Vasconcelos (MDB), com Elmano Ferrer (PP) como federal. Por fim, a Assembleia de Deus (Madureira) vota oficialmente em Wolney Nogueira (Republicanos), sem apoios declarados para federal. Em geral, a escolha do candidato costuma ser feita em uma série de etapas e reuniões públicas na igreja. Nem todos os fiéis seguem as recomendações, naturalmente, mas há uma confluência de valores sociais e culturais que termina reforçando o apoio a um nome em cada igreja.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES